- Este tópico contém 18 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 13 anos, 7 meses por 2007.
-
AutorArtigos
-
-
26 de Maio de 2011 às 21:21 #9452007Participante
boa tarde,
amigos estou com problemas em uma formula na qual o calculo não bate quando a data é feriado, quando é domingo funciona beleza.
exemplo: 08:00 as 12:00 o correto seria 4 h 100%
obs : tem que colocar f para indicar se é feriado.
o arquivo esta em anexo.
grato,
alberto [file name=teste.xls size=88576]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/teste.xls[/file]
teste.xlsAttachments:
You must be logged in to view attached files. -
27 de Maio de 2011 às 1:24 #1586jorgerodAdministrador
alberto,
podes tentar explicar um pouco melhor? talvez com a transcrição do que tens e daquilo que pretendes, para não termos que estar a estudar a tua tabela.
pode ser?
obnrigado.
-
27 de Maio de 2011 às 2:10 #15872007Participante
boa noite, a planilha que esta em anexo é uma planilha utilizada para apurar horas extras 50% (dias uteis seg a sab) e 100% (domingo e feriado). o problema esta na apuração de horas (coluna k) quando informo f (feriado) na (coluna e) com resultado menor que a jornada informada (k6, k8 ou k10). exemplo : na linha 24, informei entrada 07:00 e saída 08:00 portanto o resultado correto seria 01 hora extra 100% e a resposta da formula é 19 horas 100%. reparem que na linha 27 corresponde a um domingo com o mesmo expediente e o resultado esta correto 01 hora extra 100%. espero que tenha esclarecido e estou grato pela atenção.
-
27 de Maio de 2011 às 20:20 #1588AnónimoInactivo
você quando fez esta planilha ligou o “complicometro”!!!??, eu penso que o problema aqui passa mais por pensar em reestruturar toda a folha de calculo, acho que seria uma ajuda melhor do que tentar apenas ajuda-lo nesse problema pontual.
na minha humilde opinião este é um dos casos em que uma folha de calculo é mais um problema que uma solução, foge completamente das boas práticas na modelação de planilhas (usando linguagem técnica do brasil).
não se ofenda, você deve estar aqui não só para quebrem o seu galho como e principalmente para aprender, alias estamos todos.
parece ser um exercício interessante para resolver, porque não expõe o problema como se ainda não tivesse feito nenhuma planilha e nós poderíamos tentar resolver o problema de raiz.
É que tentar entender o seu modelo como está feito é um fardo, será necessário perder muito mais tempo do que montar um modelo novo, e neste tipo de voluntariado dos foruns é um pouco penoso estar a debruçar-nos e perder muito tempo só para entender o problema e tempo por vezes é o temos de menos.
vg-excel-gest
vg-excel-gest.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/vgexcelgest2?feature=mhum
http://www.facebook.com/vgexcelgest -
27 de Maio de 2011 às 20:39 #15892007Participante
boa tarde, infelizmente não fui eu quem fiz apenas adaptei para minhas necessidades porém na planilha original também existe esta falha. a principio penso que é algo fácil de corrigir pois se a data for um domingo calcula corretamente. a planilha é ótima porém tem essa falha, comuniquei o criador da planilha (http://www.geraldcorelli.com/) dessa falha. baixe a planilha original para fazer suas conclusões.
mais uma vez obrigado pela atenção!!!
alberto
-
27 de Maio de 2011 às 20:48 #1590AnónimoInactivo
você trabalha em excel 2003 ou superior ?
-
27 de Maio de 2011 às 21:08 #15912007Participante
excel 2007.
-
27 de Maio de 2011 às 22:25 #1592AnónimoInactivo
então pelo que já consegui auditar e perceber o propósito do modelo é assim :
o erro surge porque o desenvolvedor indexou de uma forma bizarra, à primeira vista, aos dados que se encontram nas colunas x y z com a função procv, por forma a que dias fora de domingo sejam tratados de forma igual, por isso o “f” da coluna e não surte efeito nenhum e na linha 24 o dia da semana é quinta, ou seja o desenvolvedor não contou com os feriados e você tentou adaptar para tal.
pelo que entendi do modelo serve para calcular horas extras que se excederem a carga horária dos dias normais serão pagas a 50% e se forem em domingos ou feriados serão pagas a 100%.
o sistema tem de identificar automaticamente todas estas condicionantes.
só não entendo porque na linha 24 calcula 19 horas.
outra questão:
independentemente da hora que inicia o trabalho ou termina só é considerado hora extra se exceder a carga horária normal, certo ?segundo o modelo original calcula um adicional para horas nocturnas, você necessita desse adicional?
tente responder a estas questões e se me falhou ou errei em alguma condição exponha.
À primeira vista penso que o modelo original não servia os seus propósitos e nestas adaptações podem surgir erros que por vezes podem não ser detectados e sair caros.
-
28 de Maio de 2011 às 18:04 #1593AnónimoInactivo
experimente colocar na coluna k em k15 a formula seguinte:
=arred(se(e15=”f”;+i15-h15;se(i15=””;0;se(h15+i15=0;procv(dia.semana(c15;1);$x$20:$z$23;3;verdadeiro);se(i15>h15;abs(procv(dia.semana(c15;1);$x$20:$z$23;3;verdadeiro)-(i15-h15+se(j15=0;0;j15*0,14285)));abs(procv(dia.semana(c15;1);$x$20:$z$23;3;verdadeiro)-(((c15+1)+i15)-(c15+h15+se(j15=0;0;j15*0,14285)))))))+se(e(i15″”;e15=”f”);procv(dia.semana(c15;1);$x$20:$z$23;3;verdadeiro);0));6)
copie para as restantes linhas, penso que desta forma resolve o problema mas insisto em que deveria construir um modelo mais adequado às suas necessidades que fosse mais fiável.
-
30 de Maio de 2011 às 11:44 #15942007Participante
segue respostas:
o erro surge porque o desenvolvedor indexou de uma forma bizarra, à primeira vista, aos dados que se encontram nas colunas x y z com a função procv, por forma a que dias fora de domingo sejam tratados de forma igual, por isso o “f” da coluna e não surte efeito nenhum e na linha 24 o dia da semana é quinta, ou seja o desenvolvedor não contou com os feriados e você tentou adaptar para tal.
a função do f no feriado coluna (e)também foi criado pelo desenvolvedor da planilha, mas tem essa falha.
pelo que entendi do modelo serve para calcular horas extras que se excederem a carga horária dos dias normais serão pagas a 50% e se forem em domingos ou feriados serão pagas a 100%.
o sistema tem de identificar automaticamente todas estas condicionantes.
só não entendo porque na linha 24 calcula 19 horas.
outra questão:
independentemente da hora que inicia o trabalho ou termina só é considerado hora extra se exceder a carga horária normal, certo ? isso em dias normais (seg a sab e que não seja feriado)se for domingo ou feriado o total de horas trabalhadas serão extras e a 100%.segundo o modelo original calcula um adicional para horas nocturnas, você necessita desse adicional? sim preciso, mas esse procedimento esta funcionando bem até onde testei.
tente responder a estas questões e se me falhou ou errei em alguma condição exponha.
À primeira vista penso que o modelo original não servia os seus propósitos e nestas adaptações podem surgir erros que por vezes podem não ser detectados e sair caros.
-
30 de Maio de 2011 às 12:12 #1595AnónimoInactivo
já colocou a formula na coluna k conforme lhe tinha indicado ?
se deu certo, diga para ficarmos a saber se o problema ficou resolvido
-
30 de Maio de 2011 às 14:23 #15962007Participante
deu certo para os dias que forem feriados, os demais dá erro.
grato,
alberto
-
30 de Maio de 2011 às 14:37 #1597AnónimoInactivo
vou enviar o seu ficheiro com a correcção da formula para todas as linhas do apontamento na coluna k, penso que você não adaptou bem.
no entanto não afirmo nada pois não testei exaustivamente mas penso que no ficheiro que envio dá certo, o que pode não dar certo é se para os dias feriados existem outras condicionantes que desconheço.
[file name=teste.zip size=17222]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/teste.zip[/file]
teste.zip -
30 de Maio de 2011 às 16:29 #16002007Participante
cara deu certo !!!!!! está calculando certinho veja em anexo a planilha formatada.
obrigado pela ajuda! [file name=planilha_ponto.xls size=89600]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/planilha_ponto.xls[/file]
Planilha_ponto.xls -
30 de Maio de 2011 às 17:08 #1602AnónimoInactivo
então óptimo, percebeu exactamente o que fiz ?
se não explico para vc retirar proveito de aprendizado.
-
30 de Maio de 2011 às 20:00 #16062007Participante
será uma satisfação aprender amigo, diga como foi.
-
30 de Maio de 2011 às 21:14 #1607AnónimoInactivo
simplesmente introduzi esta parte na formula =arred( se(e15=”f”;+i15-h15; fechei parênteses no final antes do segundo argumento da formula arred “et voila” .
esta formula condicional envolve a formula original sem o arred, o arred vai primeiro, permitindo antes de executar a formula original verificar se na col e esta “f”, se estiver faz i-h.
entendido ?
-
31 de Maio de 2011 às 16:06 #16112007Participante
ok, parabéns vc é bom mesmo!
-
31 de Maio de 2011 às 16:23 #946AnónimoInactivo
não diga isso, no que sou bom é a pre-disponibilizar algum tempo a ajudar outros, em tempos estive e ainda estou e estarei sempre na vossa posição (de aprender) e fui muito ajudado por pessoas daí do brasil em outros fóruns sem interesse nenhum, por isso o que estou fazendo é uma forma de retribuir aquilo que fizeram por mim e ainda fazem.
o ser bom ou mau é muito relativo, de hoje para amanha podemos “bater com a cabeça na parede” e não conseguir resolver algum problema que nos colocam.
o que me fez aprender bastante é a forma como explicamos o nosso problema nos foruns pois dependendo disso ou não obteremos respostas rápidas e acertivas.
não devemos deixar muito trabalho de interpretação do nosso problema para os outros que poderão ajudar se não dissuadi-mo-los de o fazer não obtendo ajuda.
É muito importante objectivar, descriminar, apontar com referencias, enviar ficheiros, etc… para obter ajuda o mais rápido possível.
ok
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.