- Este tópico contém 7 respostas, 2 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 12 anos, 2 meses por jorgerod.
-
AutorArtigos
-
-
6 de Novembro de 2012 às 15:27 #1243AnónimoInactivo
olá.
no seguimento da minha pesquisa por alternativas e/ou soluções encontrei e pesquisei o exceler, do qual já me tornei “analista” atento.
a questão é a seguinte. construi uma folha de cálculo, onde ordenei uma lista de utentes e é possível efetuar duas coisas principais. no início de cada mes, por linha de utente, indicar por uma dropbox, qual das 3 modalidades de frequência escolhida (9,31,livre) e de seguida, por cada dia, vou registando em cada coluna diária, um “x” na respectiva célula do utente, para assim indicar a presença diária. no final de cada mês, usando a fórmula de contagem, e na célula à direita do utente, aparece a informação do tipo n/t (em que n=numero de vezes que ele já apareceu nesse mês e t=total de presenças que o utente requisitou). dependendo de ter (ou não ultrapassado) o número de presenças requisitadas, associei uma formatação condicional de verde/laranja/vermelho, consoante o balanço.qual o problema?
com muitos utentes (mais de 900), é preciso procurar, fazendo scroll dos mesmos, e na célula utente.data, colocar uma x…
solução possível que tenho procurado…
seria possível, registar o número e a data da presença e tx com uma macro, que fosse colocado o x automaticamente na matriz utentes.diários… ou até mesmo que fosse contabilizado e apresentado, quantas vezes o utente já marcou presença, numa folha reservada para o efeito, do tipo:
utente nº ?
dia ?
registar presenÇa
(e ficar editado o conteúdo da célula com um x)em anexo, envio o aspecto atual.
a única macro que possui, foi uma gravada que ordena os utentes por número de inscrição, visto ser necessário de vez em quando. o resto está tudo com fórmulas.obrigado pela atenção grande mestre e comunidade.
registodepresenasdirio.png -
8 de Novembro de 2012 às 14:25 #2044AnónimoInactivo
teria como vc encaminhar o arquivo para já resolvermos seu problema no próprio arquivo?
a solução não está dificil.
att.
wagner goularte -
9 de Novembro de 2012 às 0:31 #2045AnónimoInactivo
olá. aqui anexo o ficheiro original…
a ideia (repito) em vez de se procurar a linha do cliente e adicionar a x correspondente, no dia da presença… gostaria de criar uma rotina que permitisse, sem procurar, adicionar numa célula, o número de cliente e noutra, a data da presença e ao clicar num botão a presença ser incrementada…
CONTROLODEENTRADASv122012-05-01.xls -
12 de Novembro de 2012 às 10:44 #2054AnónimoInactivo
jorge,
vê se consegue terminar o que comecei, estou com problema na hora de localizar a data.
fiz a programação para encontrar o código digitado e a data selecionada e ai sim colocar o x. porem está dando erro na hora de localizar a data.
favor me ajudar e ajudar ao “rasgomes”.
att.
wagner goularte -
12 de Novembro de 2012 às 18:36 #2056AnónimoInactivo
olá wagner. estive a ver a proposta. excelente… como está a ser implementado? vba?
vi o código. pode dar algumas sugestões para eu trabalhar, estudar e aprender a continuar o mesmo?
mestre jorge, cada vez mais me apercebo, na prática, o quanto o excel pode ser útil… já sabia que tinha potencial, mas vê-lo a funcionar ainda é melhor. por onde começar o estudo? sou muito dedicado e tudo o que tenho feito é na base autodidata…
obrigado -
12 de Novembro de 2012 às 18:54 #2057AnónimoInactivo
rasgomes,
já está tudo montado, o unico problema já descrevi no depoimento #1163. aguarde que provavelmnete alguém dará uma ajuda.
está em vba.att.
wagner goularte -
13 de Novembro de 2012 às 0:04 #2058jorgerodAdministrador
olá wagner e rasgomes,
wagner:
se fosse eu, não criaria um userform. atribuia ao botão de comando existente na planilha, o seguinte código:
sub marca()
dim mynumber as string
dim mydate as date
dim mycol as range
dim myrow as rangeactiveworkbook.sheets(2).activate
mynumber = inputbox("digite o nº de código da coluna a")
mydate = inputbox("digite a data incluída na linha 1")set myrow = columns(1).find(mynumber)
if myrow is nothing then msg = vblf & mynumber
set mycol = rows(1).find(mydate)
if mycol is nothing then msg = msg & vblf & mydate
if msg = "" then
intersect(myrow.entirerow, mycol.entirecolumn).activateactivecell.formular1c1 = "x"
else
msgbox "não existe" & msg
end ifend sub
mas, há sempre um mas… as datas teriam que ser devidamente digitadas como tal e não através de fórmula (como está na planilha). ao colocar data em cada célula da linha 1 onde se pretende ter data, a pesquisa é muito mais simples.podes experimentar o código que coloquei?
rasgomes: estás a falar de excel puro e duro ou vba? há muita coisa boa, mesmo escrita em português, para as duas vertentes.
-
13 de Novembro de 2012 às 9:33 #1244AnónimoInactivo
muito obrigado jorge!
rasgomes, está funcionando perfeitamente.
qualquer dúvida, entrar em contato.
att.
wagner goularte
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.