- Este tópico contém 2 respostas, 1 utilizador e foi actualizado pela última vez há 13 anos, 6 meses por Anónimo.
-
AutorArtigos
-
-
8 de Junho de 2011 às 11:47 #957AnónimoInactivo
agora é a minha vez !
a duvida surgiu a um amigo meu que me perguntou o seguinte:
tento dois gráficos diferentes numa folha e em outra folha mediante uma condição por exemplo 1 ou 2 escolheria para apresentar na folha 2 ou um ou outro gráfico.
o meu amigo disse-me que não queria usar vba (eu disse-lhe que seria muito simples) teria de ser no mínimo usando a ferramenta de maquina fotográfica.eu tentei usar a maquina fotográfica e na formula que indexa na área onde cada gráfico está localizado por exemplo: =folha1!$b$9:$h$21 tentei usar esta formula para que dependendo da célula a1 fosse buscar a imagem do graf1 ou graf2 : =se($a$1=1;folha1!$b$9:$h$21;folha1!$p$9:$j$21) mas parece que isto não é possível, não aceita esta formula.
como seria possível sem usar vba fazer isto ?
-
8 de Junho de 2011 às 20:16 #1642AnónimoInactivo
então já que ninguém me ajuda e como não gosto de ficar parado à espera já encontrei uma solução.
deixo aqui um ficheiro exemplo:
se algum estiver interessado postarei aqui a explicação
EscolherGrafico.zip -
9 de Junho de 2011 às 15:44 #958AnónimoInactivo
vou colocar à disposição de todos os passos necessários para elaborar este exercício que é muito útil para a construção de dashboards, bem como um video gravado por mim com todos este passos, coloco também as referencias ao video original do excelisfun onde a técnica é explicada em profundidade.
esta técnica esta a ser utilizada na prática num dashboard com velocímetros em que por definição os velocímetros podem ter polaridade negativa ou positiva, esta técnica permite conforme a polaridade alterar automaticamente o aspecto do gráfico.
passos :
1 – introduzir gráficos em células alargadas, aqui dependendo do tamanho proporcional que for dado as células com melhor definição ficará na imagem dinâmica.
2 – definir nome para cada célula de cada gráfico p.e. grafico1, grafico2
3 – retirar bordas dos gráficos originais sobe pena de na imagem dinâmica as bordas saírem demasiado reforçadas ficando com mau aspecto (é preferível introduzir bordas na imagem)
4 – na folha do dsh(folha2, p.e.) numa célula fora da área de visualização do dsh criar a lista de gráficos que pretendemos variar na imagem, p.e. grafico1, grafico2 …. na vertical) esta lista também pode ser nomeada mas não necessariamente.
importante : estes nomes colocados na lista deverão ser rigorosamente iguais aos nomes dados às células da folha1 onde estão os gráficos originais incluindo letras maiúsculas ou minúsculas.5 -validar a célula a1 da folha1 p.e. com a lista criada anteriormente, ou introduzir uma formula que faça variar o grafico automáticamente como p.e. =se(b1=1;”grafico1″;”grafico2″)
6 – criar um nome dinâmico com a função indirecto(), abrindo o gestor de nomes, novo , em nome colocar p.e. “formulaprocgrafico” sem aspas, em refere-se a colocar a seguinte formula =indirecto(folha1!$a$1), ok, fechar gestor de nomes.
7 – ir à folha2 e copiar uma das células que contem os gráficos, regressar à folha1 e numa célula qualquer colar especial imagem, neste momento a imagem ainda não é dinâmica, falta o 8º e ultimo passo.
8 – clicar na imagem e na barra de formulas colocar =formulaprocgrafico (este é o nome dinâmico criado anteriormente com a função indirecto() ), enter.
a partir deste momento se fizermos variar a célula a1 a nossa imagem irá variar entre os gráficos embutidos nos campos nomeados da folha2.
fundamento :
a função indirecto irá reconhecer como referencia (absoluta já que estamos a falar de células nomeadas) o texto da célula a1, por sua vez como os nomes criados pertencem ao livro o nome dinâmico (dinâmico porque depende do texto que estiver na célula a1 da folha1) irá chamar para a imagem o que estiver contido nos nomes criados na folha2, para isto acontecer é absolutamente fundamental que a lista de validação criada corresponda em texto aos nomes criados para cada célula que contem o gráfico original na folha2.links :
video vg-excel-gest http://www.youtube.com/watch?v=s5-k0z1xlhs
video exel http://www.youtube.com/watch?v=gb7pryzhlnm&feature=channel_video_title
coloco também mais um anexo do ficheiro que alinha com o meu video, para poderem seguir correctamente o exercício.
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.