- Este tópico contém 6 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 13 anos, 5 meses por dani.
-
AutorArtigos
-
-
9 de Agosto de 2011 às 12:54 #981daniMembro
😉 boa tarde
precisa de uma ajuda, para o seguinte problema:
imaginamos que estamos a analisar determinados dados todas as semanas e através dos quais fazemos uma variação semanal e uma variação mensal.
na variação semanal é sempre uma célula menos a anterior, na variação mensal será essa mesma célula menos o final do mês anterior.
estas formúlas são simples meras subtrações de células.
a minha questão é se podemos tornar isto mais automático, ou seja existe alguma formúla em que escrevemos aúltima célula preenchida menos a célula fixa – no caso da variação mensal.
para melhor compreenção coloco ficheiro em anexo.muito obrigada
Questo.xls -
9 de Agosto de 2011 às 15:55 #1707AnónimoInactivo
olá dani.
poderia detalhar mais a sua dúvida?
pelo o que eu entendi, vc quer uma maneira de inserir a fórmula de forma automática de acordo com o passar dos dias, certo? (até ai para a variação semanal esta ok).
como funcionará para a variação mensal, vc terá os dados do mês anterior? -
10 de Agosto de 2011 às 6:54 #1709daniMembro
bom dia
sim a minha dúvida é de forma automática conforme inserir os dados da semana calcular a variação semanal.
sim tenho os dados do mês anterior e esse dado será uma célula fixa a que vai alterando é a semana em curso.obrigada
-
11 de Agosto de 2011 às 10:06 #1711AnónimoInactivo
segundo entendi, o que necessitas é da formula deslocamento combinada com a formula contar.val
as formulas que retornam o resultado em g2 e h2 são:
=deslocamento(a1;1;contar.val(b2:f2))-deslocamento(a1;1;contar.val(b2:f2)-1)
=deslocamento(a1;1;contar.val(b2:f2))-b2ver a resposta no ficheiro que se anexa.
estas formulas ainda podem ser afinadas de forma a nunca dar erro mas para exemplificar esta bem assim.
vg-excel-gest
vg-excel-gest.blogspot.com/
http://www.youtube.com/user/vgexcelgest2?feature=mhum
http://www.facebook.com/vgexcelgest
Questo.xlsx -
11 de Agosto de 2011 às 11:21 #1712daniMembro
peço desculpa, mas o ficheiro em anexo não consigo abrir, pode colocar novamente.
obrigada -
11 de Agosto de 2011 às 14:04 #1713daniMembro
não consegui abrir o ficheiro, mas apliquei a formula escrita e é mesmo isto que precisava.
muito obrigada, já resolvi o problema. -
11 de Agosto de 2011 às 14:22 #982AnónimoInactivo
agora terá de aprender um pouco mais sobre função deslocamento, é uma das funções mais úteis em excel
pode começar pela ajuda do próprio excel
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.