- Este tópico contém 19 respostas, 5 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 14 anos, 4 meses por frosa.
-
AutorArtigos
-
-
4 de Junho de 2010 às 3:16 #861jkf1456Participante
estou usando a condição de formatação. porem não consigo obter o resultado esperado.
vamos ao exemplo:
s m t w t f s
01 02
03 04 05 06 07 08 09
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 01 02 03 04 05 06
a partir do dia 24 (sunday) os algarismos estão em vermelho usei a condição de formatação. só que não é este o resultado esperado. quero que o ultimo dia do mês esteja na cor preta e o inicio do seguinte mês em vermelho. eu usei o seguinte para a formatação:
edit formatting rule use a formula to determine which cells to format =if(month($c$2),date(year($c$2),month($c$2)+1,0),””)esta função” if ” me da o ultimo dia do mês.
suponho que a condição de formatação, não esta correta porque a partir do dia 24 tenho a seguinte formula =if(month(c2),date(year($c$2),day($c$2),m8)+7,month($c$2))
qualquer sugestão é bem vinda – obrigado -
1 de Julho de 2010 às 13:21 #1437AnónimoInactivo
olá estou a tentar perceber qual o teu objectivo e a formula que estas a tentar usar…
sendo o último dia do mês sempre fixo não podes formatar a célula com a cor que queres (preto), porque precisas de uma fórmula? vai variando o calendário nas diferentes células? o que tens na célula c2? a data actual?
cumprimentos mm
-
1 de Julho de 2010 às 19:57 #1438jorgerodAdministrador
boas,
eu iria para uma situação diferente, em que, se o mês fosse de 31 dias, apareceriam os dias 29,30 e 31; se fosse de 30 dias, apagaria o 31, se fosse fevereiro, ano bissexto, apagaria os dias 30 e 31 e se fosse fevereiro, ano comum, apagaria os dias 29, 30 e 31.
para tal, escolheria uma célula, para me dar o número de dias do mês pretendido (neste caso, como é julho, apareceria 31).
a fórmula na tal célula (por exemplo, em d2): =dia(data(ano(c2);mÊs(c2)+1;1)-1)
depois, nas células onde teria os dias 29, 30 e 31, colocaria as seguintes fórmulas:
para a célula correspondente a 29: =se(d2=28;””;29)
para a célula correspondente a 30: =se(ou(d2=30;d2=31);30;””)
e para a célulua correspondente a 31: =se(d2=31;31;””)
ou seja, em vez de estar a colocar cores (que presumo seria para significar a passagem de mês), faria desta maneira.
no entanto, sobra a possibilidade do mês ser de 31 dias. neste caso, sim! deveria o dia 1 ficar com outra cor, para distinguir.
aqui vai o desafio:
fico à espera dos vossos contributos. 😉
-
6 de Julho de 2010 às 15:35 #1439jkf1456Participante
querido amigos
quase que obtive a solução com a resposta do jorge. não fui claro no problema permita-me tentar explicar novamente: vamos a planilha.
entre as células m5 e s10. tenho os dias do mês (calendário) os quais são alterados pela célula c2
na célula c2 tenho a data do primeiro dia do mês.nas células m5 a m10 o dia “domingo” de cada mês
nas células n5 a n10 o dia “segunda-feira” de cada mês. assim sucessivamente o restante dos dias da semana ate a célula s5 a s10.quando tenho a data 1 de janeiro 2010 na célula c2 o primeiro dia aprece na célula r5 e o ultimo dia (31) aparece na célula m10.
se mudo o ano… tenho a data 1 de janeiro 2011 na célula c2 o primeiro dia aprece na célula s5 e o ultimo dia (31) aparece na célula n10.
sendo assim entre as célula n9 e célula s10, tenho que entrar uma função, onde me dê o ultimo dia do mês e o restante das células ficassem em branco.
muito obrigado a todos vocês do exceler. -
17 de Julho de 2010 às 17:09 #1446frosaMembro
boas!
tenho uma sugestão…
deduzo que o aparecer dos dias do mês já esteja automatizado,coloca-se a data em c2 e é logo apresentado o mês em causa em m5:s10,para destacar o último dia do mês basta seguir os seguintes passos:
formatação condicional
selecciona
formatar apenas células que contenham
em descrição da regra
valor da célula* | é diferente de **| =+máximo($m$5:$s$10)* por defeito mas existem outras opções
** por defeito aparece “situa-se entre”,tem-se de seleccionar o desejado neste caso “é diferente de”depois é só escolher a formatação desejada clicando em ormatar… ,cores tamanhos,negrito,preenchimento…
após escolhida a formatação pode pré-visualisar-se e por fim ok
🙂
espero ter ajudado ou ter entendido o que se pretendia
-
19 de Julho de 2010 às 15:32 #1440jkf1456Participante
boas!
todavia não consegui encontrar a solução. vou tentar anexar o arquivo para que os amigos do exceler possa entender o problema.
obrigado a todos pelas respostas é muito bom poder ter vocês por perto. -
19 de Julho de 2010 às 16:24 #1447frosaMembro
acho que o ficheiro não foi anexado…
-
19 de Julho de 2010 às 16:37 #1448AnónimoInactivo
envie-me o ficheiro que eu tento anexar.
abraço
-
19 de Julho de 2010 às 20:36 #1449jkf1456Participante
como faço para anexar o arquivo?
eu usei “selecione um arquivo para anexar” no forum.
porem o arquivo não foi anexado. -
19 de Julho de 2010 às 20:51 #1450AnónimoInactivo
manda-me o ficheiro que eu anexo.
depois de seleccionar o ficheiro tem de inserir a tag.
-
22 de Julho de 2010 às 1:38 #1451AnónimoInactivo
ora ai vai o ficheiro [file name=time_card_zeca.xls size=36864]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/time_card_zeca.xls[/file]
Time_card_Zeca.xlsAttachments:
You must be logged in to view attached files. -
22 de Julho de 2010 às 7:00 #1452frosaMembro
boas
tenho uma proposta :
assim proponho que a condiçao de formatação que actualmente é
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””) no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10passe a ser
=+dia(p8)=1 no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10
e assim apenas o dia 1 é mostrado a vermelho 🙂
nota:aplicar a fórmula de formatação apenas a p8 e depois copiar essa formatação para o restante intervalo ($p$9:$v$10) -para copiar a formatação basta seleccionar o pincel de formatação com a célula p8 seleccionada e depois seleccionar o intervalo a aplicar a formatação-
espero ter ajudado! :cheer:
-
26 de Julho de 2010 às 1:37 #1453jkf1456Participante
continuo esperando por uma resposta que funcione. obrigado a todos que estao tentando. veja o arquivo em anexo [file name=time_card_zeca-20100726.xls size=36864]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/time_card_zeca-20100726.xls[/file]
Time_card_Zeca-20100726.xlsAttachments:
You must be logged in to view attached files. -
26 de Julho de 2010 às 9:12 #1454frosaMembro
jkf1456 escreveu:
continuo esperando por uma resposta que funcione. obrigado a todos que estao tentando. veja o arquivo em anexo
:huh:
a minha solução proposta não funciona????? ou eu não entendi …frosa escreveu:
boastenho uma proposta :
assim proponho que a condiçao de formatação que actualmente é
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””) no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10passe a ser
=+dia(p8)=1 no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10
e assim apenas o dia 1 é mostrado a vermelho 🙂
nota:aplicar a fórmula de formatação apenas a p8 e depois copiar essa formatação para o restante intervalo ($p$9:$v$10) -para copiar a formatação basta seleccionar o pincel de formatação com a célula p8 seleccionada e depois seleccionar o intervalo a aplicar a formatação-
espero ter ajudado! :cheer:
estive a conferir b) e havia um gatito
errata onde se lê ” =+dia(p8)=1 ” deve ler-se =+dia(p)=1
abraço
-
27 de Julho de 2010 às 22:00 #1455jkf1456Participante
boas
alguem passou essa dica.“=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””) no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10
passe a ser
=+dia(p8)=1 no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10″
desculpe mas nao entendi. o que significa (no intervalo)?
vamos ao problema novamente:
entre as celulas p9 e v10 invariavelmente sera o ultimo dia do mes. se o ultimo dia do mes aparecer na celula q9. quero que na celula p9 apareca o numero correspondente a sequencia numerica do dia do mes e na celula r9 apareca em branco.
obrigado -
28 de Julho de 2010 às 1:57 #1456frosaMembro
ok vamos ver se é desta….
o ficheiro disponibilizado possui formatação condicional no intervalo p9:v10
a formatação condicional existente é:
formula condicional
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””)
formatação aplicada
‘valores'(cor da letra) a vermelhoora esta fórmula condicional faz com que apareçam a vermelho.
isto é o que o ficheiro tem.uma solução(outra) passa por:
fórmula condicional
=mÊs(p9)>mÊs($p$8)
formatação aplicada
‘valores’ (cor da letra) brancopasso a discriminar os passos a seguir:
1.seleccionar o intervalo p9:v10
2.escolher formatação condicional e na fórmula condicional substituir o existente actualmente por
3.em formatar (onde se escolhe a formatação desejada) escolher a cor da letra branco.(como o fundo das células é branco ao escolher a mesma cor para a letra os valores não se vêem, apenas se for feita uma selecção)
4.ok
5.ok
6.ok
o que resulta destas alterações é apenas o mês em causa é visto pois o mês seguinte dia >=1 estão formatados com cor da letra a branco.
posto isto acho que só falta mesmo anexar o ficheiro já alterado….é necessário?
-
1 de Agosto de 2010 às 14:32 #1457jkf1456Participante
muitissimas gracias pela ajuda de muitos de vcs.
estou chegando ao final do problema.
na celula c2 “inicio do mês” quando muda a data o calendario ao lado muda simutaniamente.
na condicao de formatacao tenho esta formula: =mÊs(p9)>mÊs($p$8).
esta formula quase satisfaz a minha necessidade,
ocorre que o mês de fevereiro mostra os dias 29,30 e 31. os quais teriam que estar em branco tambem.
É claro que nos anos bissexto o 29 tem que aparecer no mes de fevereiro. -
2 de Agosto de 2010 às 0:12 #1458jorgerodAdministrador
boas,
depois desta troca de informação, excelente, proponho que vejam os dois exemplos que se encontram na grelha que agora envio:
[file name=calendrio01.xls size=39936]https://www.exceler.org/media/kunena/attachments/legacy/files/calendrio01.xls[/file]
Calendrio01.xls -
2 de Agosto de 2010 às 10:05 #1459frosaMembro
boas,
de facto a solução apresentada pelo jorgerod, na minha opinião, será mais a simples de se interpretar e fazer não sendo necessário condições de formatação. a minha proposta teve como base apenas a condição de formatação pedida não querendo mexer no que estava feito, nomeadamente a fórmula utilizada para mostrar o mês em causa.
o importante é que o problema esteja ultrapassado 🙂
ps: no caso de manter as fórmulas iniciais teria que se adicionar mais umas condições de formatação que agora não testei mas se for necessário farei com todo o gosto.mas penso que não seja necessário dada a resolução apresentada pelo jorgerod ser mais simples e rápida.
-
10 de Setembro de 2010 às 19:09 #862jkf1456Participante
mais um problema resolvido. obrigado a todos.
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.