- Este tópico contém 9 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 14 anos, 2 meses por frosa.
-
AutorArtigos
-
-
10 de Agosto de 2010 às 20:25 #869AnónimoInactivo
olá pessoal.
na coluna a tenho os dados (em forma de texto) de despesas e na coluna b o valor gasto.
algo do género:coluna a coluna b
1 &&&&&&& farmacia &&&&&& -32,04
2 ####### seguros %%%%%%% -157,78
3 “”””””” gasolina “””””” -45,36
4 !!!!!!! compra !!!!!! -20,00os caracteres &,#,%,” e ! significam que este texto é variável, ou seja, a despesa da farmácia pode voltar a aparecer na coluna a mas irá aparecer como, por exemplo, !”#$% farmacia &/()=
utilizando a formatação condicional, as células são formatadas automaticamente para caso a célula contenha algum texto específico, seja formatado o preenchimento da célula de determinada cor, ou seja, independentemente dos caracteres, basta aparecer em alguma parte da célula farmacia para o preenchimento passar, por exemplo a vermelho. todas as despesas estão formatadas para adquirir determinado preenchimento.
o que pretendia era, na coluna c inserisse uma fórmula que ele verificasse o conteúdo da célula a1 e caso contivesse a palavra farmacia a célula c1 passaria a mostrar, por exemplo, 1, se tivesse compras, devolvia o valor 2 e por aí fora.
também não é possível fazer isso com base na formatação do preenchimento da célula, ou seja, se a célula a1 fosse roxa, a c1 devolvia 1 e por aí fora.
Última questão.
na célula a1, a2 e a3 tenho, respectivamente, os valores 10, -15, 36. existe alguma maneira de seleccionando estas células e copiando-as, colar a soma, por exemplo na célula b5.
desde já agradeço,miguel
p.s. – uso o excel 2010
-
11 de Agosto de 2010 às 11:36 #1460frosaMembro
boas,
não sei se entendi bem o problema mas aqui vai uma proposta:
para que apareça um número consoante o nome da conta proponho que seja criada uma lista de correspondências,na qual se atribui o número; assim as que tiverem farmacia aparecem com o numero 1,seguros aparece o numero 2 etc
então a lista pode ser a seguinte
despesas conta nº
farmacia 1
seguros 2
compra 3
gasolina 4para ficar de acordo com a fórmula que vou apresentar para a coluna c a célula “despesas” é a f1.
posto isto e considerando a fórmula de c1 será:
=+se(seerro(pesquisar(“farmacia”;a1);0)>0;procv(“farmacia”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“seguros”;a1);0)>0;procv(“seguros”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“compra”;a1);0)>0;procv(“compra”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“gasolina”;a1);0)>0;procv(“gasolina”;$f$2:$g$5;2;falso);0))))
(esta fórmula é da c1 para as restantes linhas é só seleccionar a c1 e copiar a fórmula)
caso haja mais contas será necessário adicionar a lista de correspondências e consequentemente o actualizar intervalo de pesquisa da função procv().
a partir dos valores da coluna c fazer então a formatação condicional para cada valor
🙂
quanto a última questão não entendi bem o que pretende…não bastará utilizar em b5 a fórmula =+soma(a1:a3)?resolvidos?
-
11 de Agosto de 2010 às 15:12 #1461jorgerodAdministrador
boas, miguel!
possível resposta à tua questão:
“o que pretendia era, na coluna c inserisse uma fórmula que ele verificasse o conteúdo da célula a1 e caso contivesse a palavra farmacia a célula c1 passaria a mostrar, por exemplo, 1, se tivesse compras, devolvia o valor 2 e por aí fora.”:
=se(É.nÚm(procurar(“*farmacia*”;a1;1));1;se(É.nÚm(procurar(“*compras*”;a1;1));2;se(É.nÚm(procurar(“*gasolina*”;a1;1));3;””)))
atenÇÃo! o número máximo de ifs aninhados, na versão 2003, é 7! nas versões 2007 e 2010, é 64. no entanto, não é de aninhar mais do do que 7, uma vez que, depois, é um pouco difícil de se perceber a própria nomenclatura dos aninhamentos…
uma outra possível aproximação, será talvez a utilização da função procv()…
-
11 de Agosto de 2010 às 22:10 #1462AnónimoInactivo
olá frosa e jorgerod.
por partes.
frosa:não percebi nada da sua função. copiei e colei no excel e deu erro.
utilizar a forma da soma é simples. o que queria era seleccionar as células com os valores, copiar e ao colar numa outra célula, ele fizesse a soma do que tinha copiado anteriormente. já vi todas as opções do copiar e acho quer não dá.
jorgerod
era isto mesmo que pretendia. infelizmente, quantas mais interacções, maior a probabilidade do erro. por falar em interacções, na ajuda da função se diz que se pode fazer até 64 interacções. experimentei fazer 8 e deu.agora que isto está resolvido, mais uma dúvida no seguimento deste exemplo (a coluna c é com o resultado da fórmula que sugeriu) que está na folha 1 do livro:
———-coluna a ———coluna b—–coluna c
1 &&&&&&& farmacia &&&&&& | -32,04 | 1
2 ####### seguros %%%%%%% | -157,78 | 4
3 “”””””” gasolina “””””” | -45,36 | 3
4 !!!!!!! compra !!!!!! | -20,00 | 2
5 ()()()()farmacia ???? | -15,00 | 1na folha 2, tenho uma tabela com as despesas na coluna a
coluna a ———coluna b
farmácia
seguros
gasolina
compraso que pretendo é que a célula b mostre os resultado da soma dos valores das despesas, ou seja, vai à folha 1 e procura´, por exemplo, onde encontra farmacia e soma os valores. neste caso, como encontraria 2 valores, devolvia o resultado -47,04.
mais difícil ainda seria “dizer” para apenas procurar dentro de um determinado intervalo de células. imaginemos que as células a547, a700 e a720 contêm a palavra farmacia mas eu apenas quereria que ele procurasse no intervalo da célula a650 até a850?
obrigado pela ajuda,
miguel
p.s. – devia ser possível habilitar html nos posts para fazer as tabelas correctamente.
-
12 de Agosto de 2010 às 8:37 #1463frosaMembro
mgoyanes escreveu:
olá frosa e jorgerod.por partes.
frosa:não percebi nada da sua função. copiei e colei no excel e deu erro.
o que o jorgerod postou foi basicamente o mesmo que eu, o resultado é o mesmo. eu antes de indicar a minha sugestão testei-a e funcionou perfeitamente!
as diferenças entre a solução do jorgerod e a minha são:
– ele usa a função É.nÚm() eu utilizei seerro()
– enquanto que o jorgerod escreve directamente na fórmula os valores a atribuir em cada caso eu criei uma lista para servir de apoio e justificar a utilização da função procv(), provavelmente não inseriu a essa lista onde indiquei“
”
| significa mudança de colunaquanto á sua nova dúvida
”
na folha 2, tenho uma tabela com as despesas na coluna acoluna a ———coluna b
farmácia
seguros
gasolina
compraso que pretendo é que a célula b mostre os resultado da soma dos valores das despesas, ou seja, vai à folha 1 e procura´, por exemplo, onde encontra farmacia e soma os valores. neste caso, como encontraria 2 valores, devolvia o resultado -47,04.”
sugiro a utilização da função soma.se()
-
26 de Agosto de 2010 às 20:16 #1468AnónimoInactivo
boas.
com a ajuda que me deram já resolvi 90% do meu problema.agora falta o seguinte.
por exemplo, tenho a seguinte fórmula da célula a1 até à a10 em que o que está a vermelho é sempre constante e o que está a verde asssume vários valores:
=soma.se.s(f1:f10;i1:i10;5)como os valores a vermelho podem alterar, por exemplo, da célula a11 a a15 seria algo do género =soma.se.s(f11:f15;i11:i15;5) gostava de saber se existe alguma forma de ir buscar o intervalo dentro de uma célula e colocar na fórmula.
exemplo:
na célula b1 escrevia f1, na c1 escrevia f10, na d1 escrevia i1 e na e1 escrevia i10 que são o intervalo_soma e o intervalo_critérios respectivamente.
ao escrever a fórmula soma.se.s(colocava aqui alguma coisa para ele ir a a1 e retirar o valor que lá tem e assim sucessivamente.É possível?
obrigado,mgoyanes
-
29 de Agosto de 2010 às 15:57 #1469frosaMembro
boas,
É certamente possível,contudo estou um pouco confuso…
mgoyanes escreveu:
boas.
com a ajuda que me deram já resolvi 90% do meu problema.agora falta o seguinte.
por exemplo, tenho a seguinte fórmula da célula a1 até à a10 em que o que está a vermelho é sempre constante e o que está a verde asssume vários valores:
=soma.se.s(f1:f10;i1:i10;5)como os valores a vermelho podem alterar, por exemplo, da célula a11 a a15 seria algo do género =soma.se.s(f11:f15;i11:i15;5) gostava de saber se existe alguma forma de ir buscar o intervalo dentro de uma célula e colocar na fórmula.
exemplo:
na célula b1 escrevia f1, na c1 escrevia f10, na d1 escrevia i1 e na e1 escrevia i10 que são o intervalo_soma e o intervalo_critérios respectivamente.
ao escrever a fórmula soma.se.s(colocava aqui alguma coisa para ele ir a a1 e retirar o valor que lá tem e assim sucessivamente.É possível?
obrigado,mgoyanes
no entanto espero que esta dica ajude 🙂
existe a função cÉl() que retorna informações sobre formatação, localização ou conteúdo de uma célula:
(em b1)
=+cél(“endereço”;f1) que retorna $f$1
(versão pt-br) em pt-pt deverá ser +célula(“endereço”;f1)um excerto da ajuda do excel acerca desta função
“sintaxe
cÉl(tipo_info, [referência])a sintaxe da função cÉl tem os seguintes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.):tipo_info obrigatório. um valor de texto que especifica que tipo de informações de célula você deseja retornar. a lista a seguir mostra os valores possíveis do argumento tipo_info e os resultados correspondentes.
tipo_info retorna
“endereço” referência da primeira célula em referência, como texto.
“col” número de coluna da célula em referência.
“cor” o valor 1 se a célula for formatada em cores para valores negativos; caso contrário, retorna 0.
“conteúdo” valor da célula superior esquerda na referência, não uma fórmula.
“arquivo” nome do arquivo (incluindo nome completo do caminho) para o arquivo que contém referência, como texto. retorna o texto vazio (“”) se a planilha que contiver referência ainda não tiver sido salva.
“formato” valor do texto correspondente ao formato de número da célula. os valores de texto para os vários formatos são apresentados na tabela a seguir. retorna “-” ao final do valor do texto se a célula for formatada em cores para valores negativos. retorna “()” ao final do valor do texto se a célula for formatada com parênteses para os valores positivos ou todos os valores.
“parênteses” o valor 1 se a célula for formatada com parênteses para os valores positivos ou todos os valores; caso contrário, retorna 0.
“prefixo” o valor do texto correspondente ao “prefixo de título” da célula. retorna apóstrofo (‘) se a célula contiver texto alinhado à esquerda, aspas (“) se a célula contiver texto alinhado à direita, acento circunflexo (^) se a célula contiver texto centralizado, barra invertida () se a célula contiver texto alinhado por preenchimento, e texto vazio (“”) para outros conteúdos.
“proteção” o valor 0 se a célula não estiver bloqueada; caso contrário, retorna 1 se a célula estiver bloqueada.
“linha” número de linha da célula em referência.
“tipo” valor de texto correspondente ao tipo de dados na célula. retorna “b” se a célula estiver em branco, “l” se a célula contiver uma constante de texto, e “v” para outros conteúdos.
“largura” a largura de coluna da célula arredondada para um inteiro. cada unidade de largura de coluna é igual à largura de um caractere do tamanho de fonte padrão.
referência opcional. a célula sobre a qual você deseja informações. se esse argumento for omitido, as informações especificadas no argumento tipo_info serão retornadas para a última célula que foi alterada. se o argumento referência for um intervalo de células, a função cÉl retornará as informações apenas para a célula no canto superior esquerdo do intervalo.” -
29 de Agosto de 2010 às 21:36 #1470AnónimoInactivo
olá e obrigado pela resposta.
estive a ver a fórmula cÉl mas não consegui fazer o que pretendo.tentando explicar de uma forma mais simples.
em a1 tenho o número 2 e em a2 o número 3.
se em b1 colocar =soma(a1;a2) ele vai devolver 5.
agora imaginemos que em c1 escrevo o texto a1 e em c2 escrevo o texto a2.
o que pretendia saber é se por exemplo em d1 colocasse a fórmula soma e entre os parêntesis algo que o excel extraísse o conteúdo de c1 e c2 e só depois fazia a soma, ou seja, neste caso, ele extraia o conteúdo de c1 e via que tinha de ir buscar o valor a a1 e em c2 sabia que tinha de ir buscar o valor a a2 e só depois fazia a soma.
inventando um pouco, era bom que o excel reconhecesse algo tipo:
=soma(extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c1);extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c2))se calhar já estou a inventar de mais.
mgoyanes
-
30 de Agosto de 2010 às 4:57 #1471frosaMembro
boas
ok já entendi
mgoyanes escreveu:inventando um pouco, era bom que o excel reconhecesse algo tipo:
=soma(extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c1);extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c2))se calhar já estou a inventar de mais.
mgoyanes
pode utilizar a função =indireto()
=soma(indireto(c1);indireto(c2))
acho que já foi tudo inventado no excel 🙂
-
30 de Agosto de 2010 às 9:28 #870AnónimoInactivo
É isto mesmo.
muito obrigado.
o excel é mesmo uma grande máquina.
mgoyanes
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.