- Este tópico contém 6 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 8 anos, 4 meses por thygus.
-
AutorArtigos
-
-
6 de Julho de 2014 às 1:09 #4721imamedeParticipante
Olá pessoal,
Sou novo no forum e gostaria, se possível, que alguém me ajudasse com uma macro. Tenho uma lista de nomes no excel e gostaria de inserir uma ou mais linhas em branco entre os nomes.
Em anexo vai um arquivo com alguns nomes.
Agradeço a atenção de todos e muito obrigao
Ivan
Attachments:
You must be logged in to view attached files. -
6 de Julho de 2014 às 19:24 #4723jorgerodAdministrador
Olá Imamede,
Julgo que uma resposta possível poderá ser através do seguinte código, a inserir através do tabulador da tua planilha:
Private Sub Worksheet_BeforeDoubleClick(ByVal Target As Range, Cancel As Boolean)
Dim rInsere As Integer
Dim rNum As IntegerrInsere = InputBox(Prompt:=”Digite o número de linhas a inserir”)
For rNum = 1 To rInsere
ActiveCell.Offset(1).EntireRow.Insert
Next rNum
Cancel = True
End Sub
Depois de colocares o código, o que terás que fazer, é, na linha onde pretendes que abaixo cries 1 ou mais linhas, dar um duplo click na célula (na coluna A, por exemplo) e, à pergunta de qual o número de linhas a inserir, digitares o respectivo número.
Espero que te sirva.
Diz qualquer coisa, ok?
Fica bem.
-
8 de Julho de 2014 às 1:58 #4724imamedeParticipante
Prezado Jorgerod,
Agradeço muito pela resposta, mas infelizmente eu não consegui fazer o que me disse. Quando você diz: ” inserir o código através do tabulador da tua planilha” você quer dizer inserir o código através de um módulo do VBA? Se sim, não deu certo. Vou dizer o que fiz.
1) Abri um módulo (microsoft visual basic)
2) colei o código que você postou
3) salvei… mas aí pediu para eu dar o nome da macro
4) dei um nome qualquer
5) … e rodei.
Mas não aconteceu nada.
Jorge,
Sou muito leigo nisso… peço que faça uma “receita de bolo” ou se ficar mais fácil pra vc, fazer no arquivo que postei
Muuuito obrigado e um grande abraço
Ivan
-
8 de Julho de 2014 às 2:05 #4725imamedeParticipante
Olá Jorge
Outra questão…
Eu terei de fazer esse procedimento linha por linha?
Ivan
-
8 de Julho de 2014 às 19:37 #4726jorgerodAdministrador
Olá, Ivan,
O código está correcto… o que tens que fazer é uma duas coisas (em alternativa):
1 – Colocas a seta do rato sobre o tabulador da tua planilha (plan1) e clicas com a tecla direita do rato. Aí, entre outros comandos, tens um que se chama “Ver Código”. Clicas nele e vais imediatamente para o editor de VBA. Neste caso, fazes um “paste” do código que te enviei. Assim que o fizeres e depois de gravares, podes iniciar o comando do tal “duplo click”);
ou
2 – Abres o editor de VBA e no teu VBA Project ->Microsoft Excel Objects”, clicas na tua “plan1”. Vai aparecer-te, do lado direito o local onde irás colocar o código. Depois de gravares, podes iniciar o comando do tal “duplo click”.
Quanto à tua 2ª questão: a resposta é afirmativa. O que estarás a fazer, é na célula activa (no exemplo pode ser na célula onde tens o nome abaixo do qual pretendes inserir 1 ou mais linhas) executares o procedimento do “duplo click”. O que quer dizer que o procedimento é recorrente. Vais para outra célula e efectuas o mesmo procedimento.
Espero ter, desta vez, explicado o suficiente para poderes experimentar.
De qualquer modo, envio-te o ficheiro que me mandaste, já com o Evento “BeforeDoubleClick” colocado no objecto da planilha “plan1”.
Fica bem e diz qq coisa, ok?
Abraço.
Attachments:
You must be logged in to view attached files. -
12 de Julho de 2014 às 18:36 #4733imamedeParticipante
Muito obrigado Jorge!
Problema resolvido!!!
Agradeço imensamente!
Um grande abraço e fica bem
Ivan
-
19 de Agosto de 2016 às 18:57 #4945thygusParticipante
Jorge,
Seria possível uma macro com duas alterações nesta descrita:
1- Por meio de um botão e não por duplo-clique;
2- Que copiasse uma linha com fórmulas e a repetisse nas demais adicionadas.
Estou me baseando nesta que você criou, mas não tenho obtido sucesso.
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.