- Este tópico contém 4 respostas, 3 utilizadores e foi actualizado pela última vez há 12 anos, 11 meses por Anónimo.
-
AutorArtigos
-
-
15 de Dezembro de 2011 às 18:46 #1025AnónimoInactivo
boas!
precisava de ajuda para o seguinte:
tenho de construir um ficheiro, que se vai tornar bastante extenso, em que vai ser necessário efectuar vários cálculos com valores incluidos em células espalhadas pela folha de cálculo.
para facilitar a interpretação das fórmulas que vão ser construídas (ou seja, é mais fácil ler e entender “=pr_grão_jan * qtd_grão_jan” do que “=c5*c11”), estava a pensar nomear as mesmas, mas perco o efeito prático deste acto ao não conseguir arrastar à fórmula para as células adjacentes, tendo de construir as fórmulas uma a uma, o que se torna complicado.gostaria de saber se alguém tem alguma ideia de como posso ‘agilizar’ este processo, ou ultrapassar a limitação do excel que com a nomeação de uma célula, torna a mesma numa referência absoluta.
desde já obrigado pela ajuda/atenção dispensada a este pedido!
marino
ficheirotestenomearclulas.xlsx -
15 de Dezembro de 2011 às 20:47 #1773AnónimoInactivo
ola marino
bom pra resvolver isto vc pode utilizazr a formula de para transformar o texto (nome do intervalo) em calculo.
por exemplo:
vc disse que os nomes são: “=pr_grão_jan * qtd_grão_jan”
então temos os seguintes nomes padrão: “pr_grão_” e “qtd_grão_”, ou seja, oq varia é somente o mês.
vms supor que o mês [jan] esteja na célula [a1]!
então basta vc colocar a seguinte fórmula: [=indireto(“pr_soja_”&a1)*indireto(“qtd_soja_”&a1)]
o se encarregará de transformar o texto concatenado em referência para cálculo.
estou devolvendo o seu exemplo com estas alterações para vc se basear.
ficheirotestenomearclulas.xlsx -
16 de Dezembro de 2011 às 10:47 #1774AnónimoInactivo
olá, leandro!
muito obrigado pela dica! de facto a solução proposta parece-me que vai resultar conforme pretendo…
cumps
marino -
19 de Dezembro de 2011 às 0:42 #1775AnónimoInactivo
boas novamente!
não querendo abusar, mas será que me conseguem dar uma dica de como será possível nomear de forma expedita uma série de células, em que a única coisa que muda no nome a utilizar é o mês?
ou seja, e pegando no caso apresentado, tenho uma série de células correspondentes aos 12 meses do ano, em que o nome de cada célula começa com “pr_grao_” e depois aparece o nome do mês – “pr_grao_jan”; “pr_grao_fev” e por aí adiante!obrigado pela ajuda!
-
19 de Dezembro de 2011 às 21:57 #1026jorgerodAdministrador
anexa aqui o teu exemplo. É melhor para todos!
-
-
AutorArtigos
- Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.