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frosaMembro
consegui uma solução…
texto_mes.pngfrosaMembroboas
de momento só vejo uma solução…colocar a data noutra célula e inserir a fórmula =+mÊs(célula.onde.está.a.data) mas esta fórmula retorna o numero de série do mês (1 a 12) se isto bastar está feito agora se pretende que apareça a descrição do mes tenho de pesquisar um pouco mais pois nunca precisei de nada do género….
frosaMembroboas
ok já entendi
mgoyanes escreveu:inventando um pouco, era bom que o excel reconhecesse algo tipo:
=soma(extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c1);extrair.celula.onde.vou.buscar.o.valor(c2))se calhar já estou a inventar de mais.
mgoyanes
pode utilizar a função =indireto()
=soma(indireto(c1);indireto(c2))
acho que já foi tudo inventado no excel 🙂
frosaMembroboas,
É certamente possível,contudo estou um pouco confuso…
mgoyanes escreveu:
boas.
com a ajuda que me deram já resolvi 90% do meu problema.agora falta o seguinte.
por exemplo, tenho a seguinte fórmula da célula a1 até à a10 em que o que está a vermelho é sempre constante e o que está a verde asssume vários valores:
=soma.se.s(f1:f10;i1:i10;5)como os valores a vermelho podem alterar, por exemplo, da célula a11 a a15 seria algo do género =soma.se.s(f11:f15;i11:i15;5) gostava de saber se existe alguma forma de ir buscar o intervalo dentro de uma célula e colocar na fórmula.
exemplo:
na célula b1 escrevia f1, na c1 escrevia f10, na d1 escrevia i1 e na e1 escrevia i10 que são o intervalo_soma e o intervalo_critérios respectivamente.
ao escrever a fórmula soma.se.s(colocava aqui alguma coisa para ele ir a a1 e retirar o valor que lá tem e assim sucessivamente.É possível?
obrigado,mgoyanes
no entanto espero que esta dica ajude 🙂
existe a função cÉl() que retorna informações sobre formatação, localização ou conteúdo de uma célula:
(em b1)
=+cél(“endereço”;f1) que retorna $f$1
(versão pt-br) em pt-pt deverá ser +célula(“endereço”;f1)um excerto da ajuda do excel acerca desta função
“sintaxe
cÉl(tipo_info, [referência])a sintaxe da função cÉl tem os seguintes argumentos (argumento: um valor que fornece informações a uma ação, um evento, um método, uma função ou um procedimento.):tipo_info obrigatório. um valor de texto que especifica que tipo de informações de célula você deseja retornar. a lista a seguir mostra os valores possíveis do argumento tipo_info e os resultados correspondentes.
tipo_info retorna
“endereço” referência da primeira célula em referência, como texto.
“col” número de coluna da célula em referência.
“cor” o valor 1 se a célula for formatada em cores para valores negativos; caso contrário, retorna 0.
“conteúdo” valor da célula superior esquerda na referência, não uma fórmula.
“arquivo” nome do arquivo (incluindo nome completo do caminho) para o arquivo que contém referência, como texto. retorna o texto vazio (“”) se a planilha que contiver referência ainda não tiver sido salva.
“formato” valor do texto correspondente ao formato de número da célula. os valores de texto para os vários formatos são apresentados na tabela a seguir. retorna “-” ao final do valor do texto se a célula for formatada em cores para valores negativos. retorna “()” ao final do valor do texto se a célula for formatada com parênteses para os valores positivos ou todos os valores.
“parênteses” o valor 1 se a célula for formatada com parênteses para os valores positivos ou todos os valores; caso contrário, retorna 0.
“prefixo” o valor do texto correspondente ao “prefixo de título” da célula. retorna apóstrofo (‘) se a célula contiver texto alinhado à esquerda, aspas (“) se a célula contiver texto alinhado à direita, acento circunflexo (^) se a célula contiver texto centralizado, barra invertida () se a célula contiver texto alinhado por preenchimento, e texto vazio (“”) para outros conteúdos.
“proteção” o valor 0 se a célula não estiver bloqueada; caso contrário, retorna 1 se a célula estiver bloqueada.
“linha” número de linha da célula em referência.
“tipo” valor de texto correspondente ao tipo de dados na célula. retorna “b” se a célula estiver em branco, “l” se a célula contiver uma constante de texto, e “v” para outros conteúdos.
“largura” a largura de coluna da célula arredondada para um inteiro. cada unidade de largura de coluna é igual à largura de um caractere do tamanho de fonte padrão.
referência opcional. a célula sobre a qual você deseja informações. se esse argumento for omitido, as informações especificadas no argumento tipo_info serão retornadas para a última célula que foi alterada. se o argumento referência for um intervalo de células, a função cÉl retornará as informações apenas para a célula no canto superior esquerdo do intervalo.”frosaMembroboas
1.selecciona a célula com a data
2.botão direito do rato e escolhe: formatar células
3.na aba número escolhe a categoria personalizado
4.por baixo de tipo aparece uma lista com várias opções, procure por mmmm,caso não exista pode inseri-la na caixa de texto imediatamente por baixo de tipo
5.ok
FormCelulas.pngfrosaMembrobmmcastro escreveu:
mande a planilha para mim que eu anexo…depois de escolher o ficheiro tem de inserir as tags.
abraço
boas
sugestão ao administrador:
como já não é a primeira vez que existem problemas relativos ao anexar de ficheiros,sugiro a criação de um tópico de ajuda onde se possa exemplificar com imagens,por exemplo, o processo todo.abraço
frosaMembromgoyanes escreveu:
olá frosa e jorgerod.por partes.
frosa:não percebi nada da sua função. copiei e colei no excel e deu erro.
o que o jorgerod postou foi basicamente o mesmo que eu, o resultado é o mesmo. eu antes de indicar a minha sugestão testei-a e funcionou perfeitamente!
as diferenças entre a solução do jorgerod e a minha são:
– ele usa a função É.nÚm() eu utilizei seerro()
– enquanto que o jorgerod escreve directamente na fórmula os valores a atribuir em cada caso eu criei uma lista para servir de apoio e justificar a utilização da função procv(), provavelmente não inseriu a essa lista onde indiquei“
”
| significa mudança de colunaquanto á sua nova dúvida
”
na folha 2, tenho uma tabela com as despesas na coluna acoluna a ———coluna b
farmácia
seguros
gasolina
compraso que pretendo é que a célula b mostre os resultado da soma dos valores das despesas, ou seja, vai à folha 1 e procura´, por exemplo, onde encontra farmacia e soma os valores. neste caso, como encontraria 2 valores, devolvia o resultado -47,04.”
sugiro a utilização da função soma.se()
frosaMembroboas,
não sei se entendi bem o problema mas aqui vai uma proposta:
para que apareça um número consoante o nome da conta proponho que seja criada uma lista de correspondências,na qual se atribui o número; assim as que tiverem farmacia aparecem com o numero 1,seguros aparece o numero 2 etc
então a lista pode ser a seguinte
despesas conta nº
farmacia 1
seguros 2
compra 3
gasolina 4para ficar de acordo com a fórmula que vou apresentar para a coluna c a célula “despesas” é a f1.
posto isto e considerando a fórmula de c1 será:
=+se(seerro(pesquisar(“farmacia”;a1);0)>0;procv(“farmacia”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“seguros”;a1);0)>0;procv(“seguros”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“compra”;a1);0)>0;procv(“compra”;$f$2:$g$5;2;falso);se(seerro(pesquisar(“gasolina”;a1);0)>0;procv(“gasolina”;$f$2:$g$5;2;falso);0))))
(esta fórmula é da c1 para as restantes linhas é só seleccionar a c1 e copiar a fórmula)
caso haja mais contas será necessário adicionar a lista de correspondências e consequentemente o actualizar intervalo de pesquisa da função procv().
a partir dos valores da coluna c fazer então a formatação condicional para cada valor
🙂
quanto a última questão não entendi bem o que pretende…não bastará utilizar em b5 a fórmula =+soma(a1:a3)?resolvidos?
frosaMembroboas,
de facto a solução apresentada pelo jorgerod, na minha opinião, será mais a simples de se interpretar e fazer não sendo necessário condições de formatação. a minha proposta teve como base apenas a condição de formatação pedida não querendo mexer no que estava feito, nomeadamente a fórmula utilizada para mostrar o mês em causa.
o importante é que o problema esteja ultrapassado 🙂
ps: no caso de manter as fórmulas iniciais teria que se adicionar mais umas condições de formatação que agora não testei mas se for necessário farei com todo o gosto.mas penso que não seja necessário dada a resolução apresentada pelo jorgerod ser mais simples e rápida.
frosaMembrook vamos ver se é desta….
o ficheiro disponibilizado possui formatação condicional no intervalo p9:v10
a formatação condicional existente é:
formula condicional
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””)
formatação aplicada
‘valores'(cor da letra) a vermelhoora esta fórmula condicional faz com que apareçam a vermelho.
isto é o que o ficheiro tem.uma solução(outra) passa por:
fórmula condicional
=mÊs(p9)>mÊs($p$8)
formatação aplicada
‘valores’ (cor da letra) brancopasso a discriminar os passos a seguir:
1.seleccionar o intervalo p9:v10
2.escolher formatação condicional e na fórmula condicional substituir o existente actualmente por
3.em formatar (onde se escolhe a formatação desejada) escolher a cor da letra branco.(como o fundo das células é branco ao escolher a mesma cor para a letra os valores não se vêem, apenas se for feita uma selecção)
4.ok
5.ok
6.ok
o que resulta destas alterações é apenas o mês em causa é visto pois o mês seguinte dia >=1 estão formatados com cor da letra a branco.
posto isto acho que só falta mesmo anexar o ficheiro já alterado….é necessário?
frosaMembrojkf1456 escreveu:
continuo esperando por uma resposta que funcione. obrigado a todos que estao tentando. veja o arquivo em anexo
:huh:
a minha solução proposta não funciona????? ou eu não entendi …frosa escreveu:
boastenho uma proposta :
assim proponho que a condiçao de formatação que actualmente é
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””) no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10passe a ser
=+dia(p8)=1 no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10
e assim apenas o dia 1 é mostrado a vermelho 🙂
nota:aplicar a fórmula de formatação apenas a p8 e depois copiar essa formatação para o restante intervalo ($p$9:$v$10) -para copiar a formatação basta seleccionar o pincel de formatação com a célula p8 seleccionada e depois seleccionar o intervalo a aplicar a formatação-
espero ter ajudado! :cheer:
estive a conferir b) e havia um gatito
errata onde se lê ” =+dia(p8)=1 ” deve ler-se =+dia(p)=1
abraço
frosaMembroboas
tenho uma proposta :
assim proponho que a condiçao de formatação que actualmente é
=se(mÊs($c$2);data(ano($c$2);mÊs($c$2)+1;0);””””) no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10passe a ser
=+dia(p8)=1 no intervalo (aplica-se a) =$p$9:$v$10
e assim apenas o dia 1 é mostrado a vermelho 🙂
nota:aplicar a fórmula de formatação apenas a p8 e depois copiar essa formatação para o restante intervalo ($p$9:$v$10) -para copiar a formatação basta seleccionar o pincel de formatação com a célula p8 seleccionada e depois seleccionar o intervalo a aplicar a formatação-
espero ter ajudado! :cheer:
frosaMembroacho que o ficheiro não foi anexado…
frosaMembroboas!
tenho uma sugestão…
deduzo que o aparecer dos dias do mês já esteja automatizado,coloca-se a data em c2 e é logo apresentado o mês em causa em m5:s10,para destacar o último dia do mês basta seguir os seguintes passos:
formatação condicional
selecciona
formatar apenas células que contenham
em descrição da regra
valor da célula* | é diferente de **| =+máximo($m$5:$s$10)* por defeito mas existem outras opções
** por defeito aparece “situa-se entre”,tem-se de seleccionar o desejado neste caso “é diferente de”depois é só escolher a formatação desejada clicando em ormatar… ,cores tamanhos,negrito,preenchimento…
após escolhida a formatação pode pré-visualisar-se e por fim ok
🙂
espero ter ajudado ou ter entendido o que se pretendia
frosaMembroboas!
os sítios são de facto formidáveis, já ajudaram 🙂
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