A Microsoft está adicionando uma nova série de funções de segurança voltadas para proteger o Word e o Excel.
A gigante dos softwares espera que o Office deixe de ser um alvo preferencial de hackers e criadores de malwares. Josh Edwards, gerente técnico do Microsoft Office, explicou numa entrevista que a companhia reestruturou completamente a maneira com que lida com segurança no Office 2007.
Edwards afirmou que a nova abordagem começou há três anos atrás, quando a companhia decidiu priorizar a segurança. "A idéia era como poderíamos integrar segurança numa maneira mais filosófica do que de funcionalidade", segundo ele. Para levar a segurança ao centro das atenções, a Microsoft tomou várias medidas para garantir que a pesquisa de segurança estava integrada ao desenvolvimento geral da suíte.
Edwards afirmou que a companhia trouxe pesquisadores externos para encontrar falhas e exigiu que seus gerentes de projeto se especializassem em segurança. O novo foco chegou na hora certa: ataques sofisticados estão cada vez mais focados em aplicações como Excel e Word. "Todo tipo de arquivo e aplicativo largamente usado, enfrenta o mesmo tipo de situação", segundo Edwards.
Uma das medidas é o formato OpenXML, que armazena diferentes partes do documento separadamente, mantendo formatação e metadados longe dos dados reais. A Microsoft espera que o OpenXML facilite o isolamento de malwares por empresas de segurança.
Mais informações: www.vnunet.com